3,5 milhões de MPMEs no Brasil ainda usam o cartão de crédito Pessoa Física para despesas do negócio
Os desafios da gestão financeira de empresas brasileiras são o tema central do “1º Panorama da Gestão de Despesas Corporativas no Brasil”, estudo inédito realizado pela Conta Simples, principal plataforma de gestão de despesas corporativas do Brasil, e pela Visa, líder mundial em pagamentos digitais. Um dos destaques do material é que 16% das empresas no Brasil, cerca de 3.5 milhões delas, ainda utilizam cartões de crédito pessoais de seus donos ou sócios para cobrir despesas do negócio. A prática apresenta riscos, como a mescla de contas pessoais e empresariais e dificuldade no controle e na gestão financeira.
“Além disso, o uso de cartões de crédito pessoais para transações empresariais pode transmitir uma imagem de falta de profissionalismo e organização, prejudicando a credibilidade da empresa perante fornecedores, parceiros financeiros e clientes. E misturar as finanças pessoais com as da empresa dificulta a obtenção de crédito empresarial, já que as instituições financeiras ficam com uma visão limitada em relação a necessidades e motivos de uso por parte da empresa. Com uma gestão automatizada e instantânea, preferencialmente pelo cartão corporativo, é possível saber quem o utilizou para qual finalidade, garantindo a otimização de tempo, aumento da produtividade e a segurança das operações”, afirma Rodrigo Tognini, CEO e cofundador da Conta Simples.
As empresas que optam por cartões de crédito empresariais relataram benefícios como a eliminação de processos burocráticos, registro de notas fiscais, solicitações de reembolso e prestação de contas. A preferência pelo uso de cartões de crédito nas empresas é justificada por atributos como parcelamento e prazos de pagamento (52%), organização financeira (22%) e praticidade (16%).
Para Juliana Amoroso, diretora da Visa do Brasil, os números refletem a importância de investir em uma gestão financeira mais profissional. “É fundamental que as empresas separem as finanças pessoais das corporativas para evitar complicações e buscar garantir maior controle e transparência na gestão financeira. Com a adoção dos cartões empresariais, os empreendedores e colaboradores podem usufruir de benefícios como a simplificação de processos, a eficiência nas operações e a ampliação do controle financeiro. Isso transforma os fluxos de pagamento B2B, melhorando a eficiência e proporcionando uma experiência de pagamento mais fluida e segura para as MPMEs em todo o Brasil”.
Além da praticidade no dia a dia, os benefícios oferecidos pelos cartões empresariais têm grande apelo entre os empreendedores. Quando questionadas, os mais valorizados pelas empresas respondentes da pesquisa foram: Garantia estendida (57%); Seguro de proteção para compras de alto valor, como linha branca (56%).
Ainda assim, o estudo aponta que há espaço para maior penetração de cartões empresariais no mercado, dado que 5 em cada 10 empresas que possuem cartões de crédito têm apenas 1 ou 2 unidades disponíveis para a equipe, o que pode ser um fator limitante na eficiência das operações diárias. “Uma maneira de atender à demanda das empresas é proporcionar a elas a flexibilidade e a mobilidade das transações móveis virtuais. Soluções como credenciais virtuais empresariais permitem que negócios combinem praticidade, segurança e eficiência, ajudando a simplificar a gestão de despesas e o capital de giro”, complementa Amoroso.
A pesquisa contou com 1524 respondentes de MPMEs das cinco regiões do Brasil e foi conduzida entre novembro e dezembro de 2024 pelo New Field Research.
Confira o estudo completo de Conta Simples e Visa aqui.
-
Sobre a Visa
A Visa (NYSE: V) é líder mundial em pagamentos digitais, facilitando transações entre consumidores, comerciantes, instituições financeiras e entidades governamentais em mais de 200 países e territórios. Nossa missão é conectar o mundo por meio da rede de pagamentos mais inovadora, conveniente, confiável e segura, permitindo que indivíduos, empresas e economias prosperem. Acreditamos que as economias que incluem todos em todos os lugares, elevam todos em todos os lugares e consideram o acesso fundamental para o futuro do movimento do dinheiro. Saiba mais em Visa.com.