7.5 milhões de empresas no Brasil ainda usam processos manuais, como cadernos, para fazer a gestão de despesas 

Número representa 39% das MPMEs brasileiras, segundo dados do estudo inédito realizado pela Conta Simples e pela Visa.

A Conta Simples, principal plataforma de gestão de despesas corporativas do Brasil, e a Visa, líder global em tecnologia de pagamento, acabam de lançar o “1º Panorama da Gestão de Despesas Corporativas no Brasil”, estudo inédito que revela um panorama preocupante: 39% das MPMEs no país (cerca de 7,5 milhões delas) ainda utilizam recursos manuais, como cadernos, para realizar a gestão de despesas. As microempresas são as que mais se valem de soluções inadequadas (45%), seguidas pelas pequenas com 36% e as médias empresas com 28%. 

Ainda de acordo com o levantamento, as planilhas são o recurso mais utilizado pelas empresas brasileiras para a gestão das despesas (65%), com destaque também para utilização de aplicativos e extratos dos bancos (52%).

 Para Taeli Klaumann, CFO da Conta Simples, os números são um alerta sobre a realidade das áreas financeiras das empresas no Brasil. “Ainda hoje, muitas empresas fazem a gestão de despesas de forma muito operacional, um verdadeiro time financeiro arcaico. Temos ferramentas fragmentadas e essa falta de visibilidade compromete a tomada de decisões estratégicas, pois torna-se impossível identificar oportunidades para reduzir custos, melhorar processos ou investir no que realmente traz retorno. Presas à processos manuais, as empresas estão utilizando aqueles que consomem mais tempo, dificultam a organização e multiplicam os erros”. 

 

Gestão de despesas: do problema à solução
Segundo a pesquisa, que contou com 1524 respondentes de MPMEs das cinco regiões do Brasil e foi conduzida entre novembro e dezembro de 2024 pelo New Field Research, quase metade (46%) das empresas não utilizam qualquer software de gestão de despesas. “Isso reflete não apenas um desconhecimento sobre o tema nas empresas, mas também uma oportunidade de educarmos sobre o impacto e benefícios de novas tecnologias e automação de dados. A gestão de despesas deve ser integrada à estratégia do negócio. Em um mercado em constante movimento, deixar de adotar ferramentas que proporcionam controle, visibilidade e agilidade é se permitir ficar para trás”, afirma Taeli. 

Os principais motivos para a resistência à adoção de soluções especializadas são o hábito (45%), a percepção de custo alto (44%) e não acharem necessário (38%). Entre as empresas no Norte e Nordeste o número de entrevistados que apontaram “achar mais fácil fazer a gestão da forma que estão acostumados” foi maior, 70% e 67% respectivamente. Já as empresas que afirmaram não acharem uma plataforma necessária foi maior no Sul, com 55%. 

“Este estudo revela que ainda há uma clara necessidade de educar os empreendedores sobre os benefícios da automação e do uso de tecnologia na gestão financeira. A Visa está comprometida em colaborar para que as MPMEs brasileiras possam adotar soluções que resolvam dores dessas empresa, proporcionando maior controle, mais segurança e eficiência em seus processos”, conta Juliana Amoroso, diretora da Visa do Brasil. 

Quando questionadas sobre os fatores que poderiam incentivar a implementação de plataformas de gestão, as respostas apontaram para o custo-benefício (49%), seguido por linguagem simples (39%) e suporte acessível (36%).

 “A tecnologia não é mais um luxo, é uma necessidade. Gerir as despesas de forma eficiente é viabilizar o sucesso de qualquer estratégia. Os softwares de gestão de despesas permitem categorizar automaticamente os gastos corporativos, analisar dados em tempo real, controlar o orçamento com precisão e gerar relatórios personalizados. Esses benefícios possibilitam não apenas agilizar os processos, mas também reduzir significativamente o risco de erros, e trazer insights para uma tomada de decisão mais estratégica e ágil”, esclarece Taeli. 

 

Sobre a Conta Simples
A Conta Simples é a principal plataforma de gestão de despesas corporativas do Brasil. Com o propósito de oferecer autonomia para equipes e controle dos gastos financeiros das empresas, a marca oferece uma gama completa de soluções para PMEs, de cartões corporativos à controle de gastos em diferentes centros de custo.

 Com mais de cinco anos de atuação no mercado, a Conta Simples é uma das maiores fintechs em termos de usuários e volume transacionado. Ao todo, são mais de 30 mil clientes ativos, além de mais de 700 mil cartões criados e cerca de R$ 50 bilhões em volume transacionado desde o início da sua história. Em 2024, a Conta Simples foi reconhecida como uma das 100 fintechs mais promissoras do mundo pela CB Insights, lista que identifica empresas que estão transformando o cenário financeiro global. 

Para mais informações, entrevistas e personagens da Conta Simples:
Equipe MOTIM
Natália Helen - [email protected] (11) 96445-7525
Luani Soares - [email protected] (11) 97108-9688
Danieli Massone - [email protected] (11) 98420-5905
Caroline Tondato - [email protected] (11) 98183-4482
MOTIM www.motim.cc 

-

Sobre a Visa
A Visa (NYSE: V) é líder mundial em pagamentos digitais, facilitando transações entre consumidores, comerciantes, instituições financeiras e entidades governamentais em mais de 200 países e territórios. Nossa missão é conectar o mundo por meio da rede de pagamentos mais inovadora, conveniente, confiável e segura, permitindo que indivíduos, empresas e economias prosperem. Acreditamos que as economias que incluem todos em todos os lugares, elevam todos em todos os lugares e consideram o acesso fundamental para o futuro do movimento do dinheiro. Saiba mais em Visa.com.


Você também pode estar interessado

Woman using cell phone in gardening store

Soluções Visa para pequenas e médias empresas

Cada pequena empresa tem necessidades únicas. Nossas soluções estão prontas para ajudar.

Conecta o estudo às ferramentas de gestão e pagamentos digitais oferecidas pela Visa

Mujer con el celular

Visa Secure e prevenção de fraudes em pagamentos corporativos

Autenticação de última geração para proteger e-commerces do mundo todo em tempo real.

Reforça o tema de segurança e controle em transações