Volta às aulas impulsiona crescimento de 16% nas transações em livrarias e papelarias, aponta Visa

São Paulo, 19 de fevereiro de 2025 – A Visa, líder mundial em pagamentos digitais, analisou o comportamento de compra durante a volta às aulas e identificou um aumento de 16% no número de transações em livrarias e papelarias no Brasil em janeiro de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Os dados levantados pela Visa Consulting & Analytics (VCA) apontaram uma preferência dos brasileiros por compras presenciais. Entre as inovações de pagamento mais utilizadas nas lojas físicas, o pagamento por aproximação se destaca, com um crescimento de quase 40% nas transações. Além disso, o débito se destacou como forma preferencial de pagamento.
Aproveitando os resultados da análise, Tiago Moherdaui, vice-presidente da Visa Consulting & Analytics, comentou: “O crescimento das transações por aproximação reflete uma preferência por soluções ágeis, especialmente em períodos de grande movimentação, como a volta às aulas. A tendência pode estar associada à necessidade de conferir de perto materiais escolares, comparar preços e a disponibilidade imediata dos produtos”. No ambiente digital, o estudo também identificou um crescimento de 13% no número de transações Visa no e-commerce, evidenciando a relevância das compras virtuais.
Metodologia
O estudo foi conduzido pela Visa Consulting & Analytics, com base em transações realizadas por credenciais Visa emitidas no Brasil entre 1º e 31 de janeiro de 2024 e o mesmo período de 2025, em papelarias e livrarias.
-
Sobre a Visa
A Visa (NYSE: V) é líder mundial em pagamentos digitais, facilitando transações entre consumidores, comerciantes, instituições financeiras e entidades governamentais em mais de 200 países e territórios. Nossa missão é conectar o mundo por meio da rede de pagamentos mais inovadora, conveniente, confiável e segura, permitindo que indivíduos, empresas e economias prosperem. Acreditamos que as economias que incluem todos em todos os lugares, elevam todos em todos os lugares e consideram o acesso fundamental para o futuro do movimento do dinheiro. Saiba mais em Visa.com.