Sábado anterior ao Natal foi o dia com mais transações no Brasil em 2024, revela Visa  

Com a virada do ano, a Visa realizou uma análise do número de transações com suas credenciais no período de janeiro a dezembro de 2024 e revelou qual foi o dia exato no qual os portadores mais transacionaram no Brasil. Foi identificado que o maior número de transações, tanto online quanto presenciais, com credenciais Visa, foi no dia 21 de dezembro, último sábado antes do Natal, seguido pelo dia 23 de dezembro. Já em 2023, o dia com mais transações online e presencial foi 23 de dezembro.

Ao isolar apenas as transações com credenciais Visa que aconteceram no mundo online no Brasil em 2024, a análise do time da Visa Consulting & Analytics mostra a força da Black Friday. O dia com maior número de transações Visa no e-commerce foi 29 de novembro, exatamente na sexta-feira de uma das datas mais importantes para o varejo. Em 2023, o time de VCA fez a mesma análise e o dia com mais transações Visa no mundo online foi 24 de novembro. 

Tiago Moherdaui, vice-presidente do Visa Consulting & Analytics, chamou a atenção para a predominância dos pagamentos online, especialmente na Black Friday, dado que a multiplicidade de preços e e-commerces facilita a comparação por parte dos portadores. Já nos dias que antecedem o Natal, muitos brasileiros costumam comprar presencialmente porque precisam do produto antes das festas.

"Analisar como o e-commerce e os portadores se comportam em períodos específicos do ano nos gerou insights interessantes sobre omnicanalidade. Os pagamentos online são adotados por uma parte significativa dos consumidores, mas as compras presenciais continuam relevantes. Além disso, a Black Friday vem se consolidando cada vez mais como uma data-chave, o que é positivo, apesar de atrar mais fraudadores e exigir maior investimento em cibersegurança por parte dos lojistas. A própria Visa aumentou 270% no número de transações suspeitas de fraude bloqueadas no Brasil durante o fim de semana da última Black Friday em comparação com 2023". 

 

Visa Retail Spend Monitor
Em dezembro, a Visa Consulting & Analytics apresentou o Visa Retail Spend Monitor, estudo que analisou as transações dos consumidores brasileiros no setor de varejo e serviços de alimentação durante sete semanas entre novembro e dezembro. Os resultados mostraram que, no Brasil, o volume de vendas no período cresceu 12,2% em relação ao mesmo período em 2023. Ainda em comparação com 2023, as compras online cresceram 17,6% no e-commerce brasileiro e em torno de 74% do volume de pagamentos foi recebido em loja física. 

-

Sobre a Visa
A Visa (NYSE: V) é líder mundial em pagamentos digitais, facilitando transações entre consumidores, comerciantes, instituições financeiras e entidades governamentais em mais de 200 países e territórios. Nossa missão é conectar o mundo por meio da rede de pagamentos mais inovadora, conveniente, confiável e segura, permitindo que indivíduos, empresas e economias prosperem. Acreditamos que as economias que incluem todos em todos os lugares, elevam todos em todos os lugares e consideram o acesso fundamental para o futuro do movimento do dinheiro. Saiba mais em Visa.com.


Você também pode estar interessado

Visa Retail Spend Monitor

5 dicas para oferecer uma melhor experiência de compra.

Conheça a Black Friday

Segurança de pagamentos

Desafiando o ressurgimento das fraudes físicas e as novas ameaças digitais.

Saiba mais sobre segurança de pagamentos

Papel dos pagamentos

O papel dos pagamentos digitais no crescimento das pequenas e microempresas.

Saiba mais sobre pagamentos digitais