Visa apresenta Visa Tokenized Asset Platform
São Francisco, 03 outubro de 2024 A Visa (NYSE: V), líder global em pagamentos digitais, está ajudando a conectar moedas fiduciárias a blockchains por meio da Visa Tokenized Asset Platform (VTAP), novo produto desenvolvido para ajudar as instituições financeiras a emitir e gerenciar tokens lastreados em moeda fiduciária em redes de blockchain. A solução VTAP está disponível na Plataforma Visa Developer para as instituições financeiras parceiras participantes, que poderão criar e testar seus próprios tokens lastreados em moeda fiduciária no sandbox de VTAP.
A Visa tem uma rede global de mais de 15.000 instituições financeiras e ajuda a facilitar transações instantâneas em moeda fiduciária em mais de 200 países e territórios. Agora, a Visa está aplicando sua expertise em novas tecnologias, como contratos inteligentes, para permitir que os bancos emitam e transfiram tokens lastreados em moeda fiduciária em redes de blockchain.
"A Visa está na vanguarda dos pagamentos digitais há quase sessenta anos e, com a introdução de VTAP, estamos novamente definindo o andar da indústria”, diz Vanessa Colella, head global de Inovação e Parcerias Digitais da Visa. “Estamos animados para aproveitar nossa experiência com tokenização para ajudar os bancos a integrar tecnologias de blockchain em suas operações.”
Benefícios de VTAP VTAP é uma solução de ponta, desenvolvida internamente pelos especialistas em blockchain da Visa. A plataforma é uma solução B2B criada para possibilitar que os bancos coloquem moedas fiduciária onchain de forma segura, fluida e eficiente. Entre seus principais benefícios estão:
● Fácil integração: VTAP oferece uma plataforma para que os bancos cunhem, queimem e transfiram tokens lastreados em moeda fiduciária – como depósitos tokenizados e stablecoins – e testem casos de uso. Está disponível em um ambiente de teste e planeja suportar programas em operação em 2025, quando os bancos participantes estarão prontos para fazer o lançamento com clientes finais. VTAP exige pouca integração técnica, visto que os bancos participantes podem acessar todo o conjunto de serviços de VTAP por meio de APIs criadas para ajudar a aprimorar a infraestrutura financeira existente para ser mais eficiente e estar “always on”.
● Programabilidade: VTAP busca habilitar os bancos a usar seus tokens lastreados em moeda fiduciária em contratos inteligentes. Isso pode ajudar a digitalizar e automatizar os fluxos de trabalho existentes e impulsionar o intercâmbio futuro de novos ativos do mundo real. Por exemplo, um banco pode automatizar um processo de administração de linhas de crédito complexas utilizando contratos inteligentes e usar tokens lastreados em moeda fiduciária para liberar pagamentos quando as condições de pagamento forem satisfeitas. Pode ainda permitir que seus clientes usem um token lastreado em moeda fiduciária para comprar commodities tokenizadas ou títulos do tesouro tokenizados com liquidação praticamente em tempo real onchain.
● Interoperabilidade: Existe um ecossistema crescente no qual ativos tokenizados do mundo real vêm sendo emitidos em diferentes redes de blockchain permissionadas e públicas. A visão da Visa é habilitar a interoperabilidade em diferentes blockchains para os bancos que usam a plataforma VTAP. Com uma só conexão com VTAP via API, no futuro, os bancos poderão habilitar vários casos de uso e interagir com parceiros e clientes em blockchains permissionadas e públicas. Para apoiar a ampla adoção de ativos tokenizados no ecossistema, a Visa está comprometida a habilitar intercâmbios seguros entre diferentes redes de ativos do mundo real tokenizados usando tokens lastreados em moeda fiduciária.
Parceria para o futuro
O BBVA trabalhou no sandbox de VTAP ao longo de todo este ano testando funcionalidades básicas de VTAP, como emissão, transferência e resgate de um token bancário em uma blockchain de testnet, bem como interações do token com contratos inteligentes a fim de lançar um primeiro piloto para clientes selecionados em 2025, inicialmente na Europa, em uma blockchain pública Ethereum.
“Estamos orgulhos em continuar à frente da prospecção de soluções tokenizadas com a Visa por meio da plataforma VTAP”, diz Francisco Maroto, head de Blockchain e Ativos Digitais do BBVA. “Esta colaboração representa um marco significativo em nossa investigação do potencial da tecnologia de blockchain e, em última análise, ajudará a ampliar nossos serviços bancários e a expandir o mercado com novas soluções financeiras.”
Explorando a tokenização de depósitos na América Latina
No ano passado, o Banco Central do Brasil lançou um piloto para começar a testar a tokenização de blockchain e o potencial de uma moeda digital do Banco Central do Brasil (CBDC), batizada de Drex. A Visa fez parceria com o Banco XP para usar sua ampla experiência em tokenização na exploração dos benefícios de tokenizar depósitos e outros ativos.
A primeira fase do piloto do Drex avaliou as vantagens da blockchain para habilitar casos de uso de atacado e varejo melhores, sempre mantendo a privacidade e a conformidade regulatória. Com o avanço da segunda fase do piloto do Drex, a Visa está animada para continuar trabalhando com seus bancos parceiros locais e o Banco Central para inovar nesse espaço.
“Os depósitos tokenizados apresentam uma oportunidade significativa no setor, com potencial inexplorado”, diz Catalina Tobar, head de Cripto da Visa América Latina e Caribe. “Estamos comprometidos a ajudar nossos clientes bancários na América Latina a realmente desbloquear o poder dessa tecnologia disruptiva para que eles abracem a blockchain de forma fácil, rápida e econômica, e a guiar o ecossistema bancário rumo a um futuro digital próspero, num mundo cada vez mais impulsionado pela tokenização.”
A Visa está empenhada em trabalhar com instituições financeiras e fintechs para desenvolver padrões e funcionalidades capazes de habilitar o crescimento desses novos fluxos pagamentos de forma segura, confiável e segundo os regulamentos.
-
Sobre a Visa
A Visa (NYSE: V) é líder mundial em pagamentos digitais, facilitando transações entre consumidores, comerciantes, instituições financeiras e entidades governamentais em mais de 200 países e territórios. Nossa missão é conectar o mundo por meio da rede de pagamentos mais inovadora, conveniente, confiável e segura, permitindo que indivíduos, empresas e economias prosperem. Acreditamos que as economias que incluem todos em todos os lugares, elevam todos em todos os lugares e consideram o acesso fundamental para o futuro do movimento do dinheiro. Saiba mais em Visa.com.
Você também pode estar interessado
Pagamentos seguros: desafios físicos e digitais
Descubra como a Visa protege transações e dados em ambientes digitais
Fluidez e prosperidade com pagamentos digitais
Veja como soluções digitais transformam o dia a dia de empresas no Brasil
Fraude supera ticket médio do e-commerce em 2024
Entenda os riscos e como a Visa atua na prevenção de fraudes digitais