São Paulo, 7 de dezembro de 2023 – As farmácias estão se tornando cada vez mais digitais e on-line. De acordo com a análise mais recente da Visa Consulting & Analytics (VCA), nos primeiros seis meses de 2023, o número de transações com credenciais de pagamento on-line Visa nas drogarias brasileiras aumentou 25% em comparação ao mesmo período de 2022. As compras por aproximação também foram destaque, já que foi registrada uma alta de 15 pontos percentuais na penetração do uso desta modalidade de pagamento nestes estabelecimentos no primeiro semestre deste ano.
“As farmácias agora estão oferecendo mais serviços digitais e soluções omnicanal e os meios de pagamentos da Visa trazem a tecnologia necessária para popularizar essas inovações”, diz Fernando Pantaleão, vice-presidente de vendas e soluções para comércio da Visa do Brasil. “Apesar do crescimento das compras on-line nos últimos anos, nossa equipe observou que o comportamento de compras nas farmácias do país está se tornando cada vez mais phygital (híbrido de digital + físico), com os consumidores visitando mais lojas, mas também acessando o ambiente on-line para comparar os preços e adquirir produtos”.
América Latina & Caribe
A análise da Visa também contemplou o desempenho do varejo de farmácias na América Latina e Caribe. De acordo com o levantamento, nos primeiros seis meses de 2023, o número de transações Visa em compras on-line nestes comércios da região aumentou 40% em comparação ao mesmo período em 2022. Os maiores crescimentos ocorreram em países como Peru (mais de 150%), Argentina (quase 80%), Chile (65%) e Equador (quase 50%).
A região também observou um aumento no uso dos pagamentos sem contato com as credenciais da Visa nas farmácias. Em média, a equipe de consultoria da empresa identificou um aumento de 15 pontos percentuais na penetração das transações sem contato na comparação entre os primeiros seis meses de 2023 e o mesmo período em 2022. A Argentina, o Equador, Porto Rico, a República Dominicana e o Uruguai tiveram os maiores aumentos deste tipo de transações: todos tiveram crescimento superior a 20% na penetração dos pagamentos sem contato durante o período considerado.
De acordo com a análise da Visa, nos primeiros seis meses de 2023, o número combinado de transações Visa de compras presenciais e on-line nas drogarias da América Latina e do Caribe aumentou quase 10% em comparação ao mesmo período em 2022. Em alguns países, o crescimento no número de transações com credenciais Visa durante o período analisado excedeu a média regional. Esse foi o caso do Chile, Panamá, Guatemala e Equador (aumento de 30%), seguido por Argentina, Peru e Porto Rico (aumento de 20%) e Costa Rica e República Dominicana (aumento de 15%).
A análise é baseada nos dados de transação da VisaNet para o primeiro semestre de 2022 a 2023. A análise inclui os seguintes países e territórios da região América Latina e Caribe: Argentina, Brasil, Chile (exceto cartões migrados em 2019), Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai.
-