Um em cada quatro donos de pequenos negócios implementou alguma inovação desde o início da crise provocada pela pandemia de Covid-19, segundo pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizada em parceria com a FGV. E você, empreendedor, qual nota dá para a sua empresa, quando se trata de inovar?
Reflita bem sobre este assunto, dando espaço à inovação: de acordo com o estudo, os empresários que desenvolveram práticas inovadoras em seus negócios tiveram mais sucesso na melhora do nível de faturamento durante a crise. Enquanto os pequenos negócios inovadores registraram perda de 32%, as empresas que não inovaram tiveram um percentual de perda maior: 39%.
Inovar é preciso!
O primeiro passo para a inovação de uma empresa consiste em mudar a mentalidade do próprio dono do negócio. De acordo com o Sebrae, muitos micro e pequenos empresários acreditam que o assunto “inovação” não diz respeito ao seu próprio negócio. Parte deles considera que a iniciativa exige bastante investimento; já outros veem a tendência como “uma aventura destinada apenas a jovens dotados da criatividade e cheios de ideias, envolvidos na disputa feroz do mundo das startups”.
Todo tipo de atividade empresarial, de qualquer porte ou segmento, pode e deve inovar, oferecer soluções diferenciadas aos seus clientes e, assim, agregar valor aos seus produtos e serviços, conquistando seu espaço no mercado.
Há também mudanças capazes de trazer ganhos relevantes, principalmente no longo prazo, embora nem sempre sejam perceptíveis. São as chamadas inovações em processos, focadas nas diferentes etapas da gestão do negócio, no controle de desperdícios ou na redução do retrabalho, introduzindo mais eficiência e otimização.
Sua aplicação leva à diminuição de custos e ao aumento da produtividade nas unidades, com impacto benéfico para o consumidor final.
Pandemia impulsionou nova postura
Em se tratando de inovação, a pandemia impulsionou, principalmente, a transformação digital relacionada ao comércio online por causa de restrições do isolamento social e do trabalho via home office.
O Brasil ocupa a 62ª colocação no ranking global de inovação. O dia da inovação é comemorado em 19 de outubro.
Links úteis:
Informações sobre a Pesquisa FGV Sebrae
www.agenciasebrae.com.br/sites/v/index.jsp?vgnextoid=bae8eb6232c45710VgnVCM1000004c00210aRCRD&vgnextfmt=default
Agência Sebrae
www.agenciasebrae.com.br/